Capacidade dos acadêmicos de enfermagem para o atendimento humanizado a pessoas com deficiência física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v24i5.4101

Palavras-chave:

Humanização da Assistência; Pessoas com Deficiência; Educação em Enfermagem; Inclusão Social; Intervenção Educacional.

Resumo

Introdução: O atendimento humanizado a pessoas com deficiência permanece um desafio significativo no sistema de saúde, exigindo profissionais sensíveis às barreiras físicas, comunicacionais e sociais que impactam a qualidade do cuidado. No Brasil, cerca de 17,3 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência, o que evidencia a urgência de práticas inclusivas e acolhedoras. Nesse contexto, a formação em Enfermagem tem papel central para a construção de uma assistência ética e equitativa. Objetivo: Avaliou-se a capacidade dos acadêmicos de Enfermagem em oferecer um atendimento humanizado e inclusivo a pessoas com deficiência física, visual e auditiva, promovendo empatia e equidade no cuidado. Métodos: Estudo transversal, de caráter quantitativo com elementos qualitativos, fundamentada na pesquisa-ação. A intervenção foi realizada por meio de um evento educativo de um dia, composto por três minicursos simultâneos, voltados ao atendimento de pessoas cadeirantes, cegas e surdas, com vivências práticas, rodas de conversa e dinâmicas participativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-intervenção, permitindo mensurar o impacto da atividade na percepção e preparo dos participantes. Realizando três minicursos simultâneos com profissionais e acadêmicos capacitados, fortalecendo a experiência e a formação acadêmica e contribuindo para uma Enfermagem mais inclusiva e humanizada. Resultados: Os acadêmicos apresentaram melhora expressiva no conhecimento, na sensibilidade e na segurança para atender pessoas com deficiência após os minicursos. Houve maior compreensão das barreiras enfrentadas por esses pacientes, avanço na comunicação adequada e no manejo prático, evidenciando o impacto positivo da intervenção na formação para um cuidado inclusivo e humanizado. Conclusão: A intervenção mostrou-se eficaz na sensibilização e capacitação dos acadêmicos, promovendo maior empatia, ampliação do conhecimento e desenvolvimento de competências práticas voltadas ao cuidado inclusivo. Recomenda-se a adoção permanente de estratégias educativas semelhantes na formação em Enfermagem.

Biografia do Autor

  • José Augusto Arantes Maciel, Unincor

    Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil

  • Daiana Silva Reis Santos, Unincor

    Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil

  • Guilherme Luís Nascimento Quintiliano, Unincor

    Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil

  • João Paulo Soares Fonseca, Unincor

    Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil

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Publicado

2025-12-03

Edição

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Artigos originais

Como Citar

Capacidade dos acadêmicos de enfermagem para o atendimento humanizado a pessoas com deficiência física. (2025). Enfermagem Brasil, 24(5), 2852-2866. https://doi.org/10.62827/eb.v24i5.4101